segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Instalando e Configurando o Spooler da MP-4200 TH

A impressora MP-4200 TH revolucionou o mercado de automação comercial, dando agilidade e velocidade no seu negócio. Hoje se trata do modelo com maior velocidade de impressão, além é claro, de sempre contar com a qualidade do hardware Bematech e a facilidade de integração com as aplicações do mercado.

Visando esta facilidade de integração em ambientes distintos, a Bematech disponibilizou um driver de spooler que permite a instalação da impressora diretamente no Windows (32 ou 64 bits). Este driver pode ser acessado na área de download do próprio fabricante.

Para iniciar a instalação do driver, basta clicar duas vezes sobre o seu arquivo executável após o download do mesmo. A janela abaixo irá surgir:
Após a escolha do idioma, clique no botão “Avançar” e a instalação do driver iniciará automaticamente. 
Após este primeiro passo da instalação, surgirá a primeira janela de configuração do driver:
Nesta janela, é possível configurar o tipo e o tamanho da impressão. Por default usamos “Driver para impressão normal” e o tamanho padrão da bobina como “80mm”. 
Com as opções do driver configuradas, passamos agora para a configuração da porta de comunicação da impressora

Porta Serial
Selecionada a opção de interface Serial, basta clicar no botão “Detectar” para que o  software automaticamente detecte a impressora e já selecione a porta, velocidade e controle de fluxo corretos. 

Porta USB
O uso da impressora MP-4200 TH pela USB tem uma particularidade que é a criação de uma “porta serial virtual” e, neste caso, para instalar a impressora via USB, você deve conectá-la ao computador somente no momento que for definir a interface de comunicação, dessa forma, o driver vai atribuir a porta COM virtual automaticamente para impressora

Porta Ethernet
Ao selecionar a opção de porta Ethernet, você deve clicar no botão “Configurar”. 
A próxima janela que surge, exibe as opções para configuração do endereço IP da impressora e também das configurações do padrão da rede onde ela irá operar.
Nesta segunda janela, clicando em procurar, o software de instalação fará uma pesquisa na rede procurando a(s) impressora(s) MP-4200 TH conectada(s), através do endereço físico da placa de comunicação Ethernet (mac address). A partir daí, é só selecionar a impressora e no painel da direita (Info), executar a configuração dos parâmetros de rede (IP, Máscara, Gateway, Porta e DHCP). Depois de informar estes dados é só clicar em atualizar e OK para concluir a configuração e gravar as informações na memória da impressora

Após a escolha e configuração das portas de comunicação, a instalação do driver de spooler prossegue e ao término da instalação, uma página de testes pode ser impressa.

Explorando as Configurações do Driver Spooler 
Agora que já temos nossa impressora instalada podemos explorar um pouco mais o que o driver spooler pode nos oferecer em relação as suas configurações. 
Nas propriedades do driver, entre na aba “Configurações do dispositivo”.
Na tela acima, podemos verificar todas as opções de configuração do driver de spooler da impressora. Enumeramos as principais e mais utilizadas no ambiente de uso da impressora
1 – Tamanho do Formulário: Nessa opção, podemos configurar o tamanho padrão dos formulários impressos. Por default usamos “Print width 80mm 30cm”, mas essa opção pode ser alterada de acordo com a necessidade de impressão no cliente.

2 – Corte de Papel: Aqui podemos configurar como deve ser o corte do papel (total ou parcial) no final da página ou mesmo do documento impresso. Também é possível desabilitar o corte de papel pela opção (None). 

3 – Abertura da Gaveta: A abertura da gaveta pode ser ativada diretamente pelo driver de spooler da impressora, logo após a impressão do documento enviado ou pode ser desativado (opção None). 

4 – Sinal Sonoro: Essas 04 opções permitem a configuração do sinal sonoro (Buzzer) na impressora

5 – Print Header: Essa configuração permite a impressão de um logotipo na impressora que poderá ser no início ou no rodapé do texto. 

OBS: O logotipo deve estar previamente programado na memória da impressora, isso pode ser feito pelo programa “User Software” da impressora, que também está disponível em nosso site para downloads. 

O driver de spooler permite vários modos de utilização da impressora, dessa forma é possível personalizar o driver de acordo com o que sua aplicação necessita. 

Bemaistech. Pensou em tecnologia, pensou Bematech!

Nenhum comentário:

Postar um comentário